3.9.07

Diego Figueiredo Jazz Trio

11 de Outubro

Onda Jazz (Lisboa), 23h

10 €

"Depois de ter ficado em segundo lugar no concurso de guitarristas promovido pelo tradicional Festival de Jazz de Montreux, na Suíça, Diego Figueiredo regressa ao nosso país!!
http://g1.globo.com/Noticias/Musica/0,,MUL69081-7085,00.html
Jazz Trio:


O guitarrista Diego Figueiredo, de apenas 23 , natural de São Paulo, no Brasil, regressa a Portugal para uma nova série de espectáculos, apresentando-se pela primeira vez em formato de trio: Diego Figueiredo Jazz Trio. Em Lisboa irá apresentar-se no dia 11 de Outubro, pelas 22h, no Onda Jazz, sendo que o bilhete terá um preço único de 8 €.

Trata-se do primeiro CD instrumental de guitarra solo, lançado no Brasil, onde Diego, em espectáculo a solo apresenta músicas de sua autoria e clássicos da música brasileira e internacional, como "Sampa" de Caetano Veloso, "Carinhoso" de Pixinguinha - (Alfredo da Rocha Vianna), "La Catedral" de Augustin Pio Barrios, "Samambaia" de Cesar Camargo Mariano, "Prelúdio nº 3" de Villa-Lobos, "Cherokee" de Ray Nobles, "Lamento do Morro" Garoto - (Aníbal Augusto Sardinha), "Manhã de Carnaval" de Luiz Bonfá e Antonio Maria, "Chorinho prá ele" de Hermeto Pascoal, "Mucuripe" de Belchior e Fagner de dntre um leque bem eclético da Música Brasileira e internacional.

Diego Figueiredo, diferencia-se a tocar guitarra pelo facto de o fazer com a mão (apesar de também tocar com palheta) tirando um som limpo, com técnica própria apurada e arranjos e melodias elaboradas com uma complexidade que é a sua característica.

Segundo Paulo Bellinati, conceituado violonista, "Diego Figueiredo é um músico com qualidades para brilhar em qualquer palco internacional e nos mais selectos festivais de jazz".

Tendo começado muito cedo, aperfeiçou-se nos estilos MPB, erudito e jazz em conservatórios de Franca, Tatuí e Ribeirão Preto.
Em 1999 foi vencedor, através de concurso, de uma bolsa de estudos para a Berklee College Of Music em Boston nos Estados Unidos, que por motivos alheios á sua vontade não pode desfrutar.

No dia 07 de junho de 2001 em São Paulo, recebeu o troféu “Antonio Carlos Jobim” por ter conquistado o segundo lugar no Prémio Visa de Musica Instrumental, que o colocou em destaque como uma das grandes revelações em guitarra solista.

Actualmente é o guitarrista do cantor e compositor Belchior com quem tem viajado por todo o mundo, onde tem um espaço para mostrar a sua virtuosidade, além de estar centrado em arranjos, composições e estar gravando o seu segundo CD instrumental solo que será lançado em breve com composições só suas.

Solo:
http://www.youtube.com/watch?v=SMsWMDjO0jU
http://www.youtube.com/watch?v=iQ6w1nOSmjo

Website:
http://www.diegofigueiredo.com/

Onda Jazz:

http://www.ondajazz.com/

O QUE DISSERAM DE DIEGO FIGUEIREDO

· "Caro Diego": Eu escutei o seu CD "SEGUNDAS INTENCOES" e foi um momento magico. “Quando eu for ao Brasil, eu gostaria de tocar com voce". (Pat Metheny).
· "Foi a Guitarra mais bem tocada que eu ouvi em minha vida" (Paulinho Nogueira)
· “Diego Figueiredo nao pertence ao Brasil, ele pertence ao mundo.” – (Hermeto Paschoal.)
· “Diego e a luz da musica do Brasil” - (Brazilian pop star singer Belchior.)
· "Diego e um musico singular". (Al Di Meola).

1 comentário:

adr disse...

Sem soma de dúvidas, ouvir o cd de Diego Figeiredo é viajar no imaginario que um artista pode alcansar com tamanha competencia, parabens.